884 Visualizações

Hoje temos uma história para vos contar.
Para alguns esta pode ser uma história um tanto confusa. Simplificando, podemos dizer que fomos sendo concebidos desde 1911, tendo o nascimento real acontecido em 1927.

Foi então no dia 17 de Abril de 1927, numa pitoresca povoação, chamada Alcabideche, que nasceu a Associação Humanitária de Bombeiros

1º Comandante e 1º Presidente de Direção, Valentim Henrique

Voluntários de Alcabideche.

Na época a sua primeira casa foi no Grupo União Alcabidechense, oferecida pelo Srº. João Pires Correia, que além do espaço, ofereceu ainda a esta recém nascida Associação os instrumentos e fardas do grupo musical e o primeiro carro de incêndios, então conhecido como “Automóvel Saloio”.
O seu primeiro Comandante e também Presidente de Direção foi Valentim Henrique.

 

A atual casa, parte do que hoje todos vós conhecem, só teve o seu inicio um ano mais tarde, quando em 1928 o Arquiteto Norte Júnior criou o projeto da sua construção.
Nesse ano a Associação tinha cerca de 450 sócios, que pagavam uma quota mensal de 00$40.

Foi na década de oitenta, que se deu inicio à construção do atual quartel e sede, inaugurado em Dezembro de 1992.

 

 

Hoje esta Associação, em nada recém nascida, comemora os seus maravilhosos 93 anos.

Certamente nunca imaginámos comemorá-los à porta fechada e num clima tão tenebroso como o que vivemos hoje. No entanto ao olharmos para trás e avaliando o percurso destes 93 anos, nasce em nós um sentimento de orgulho que nos faz esquecer as dificuldades deste Abril de 2020.

Temos cravados na nossa história 13 Comandantes, sendo que desde 2013 assume o cargo o Comandante José Palha Gomes. O atual Presidente da direção, José Filipe Marques Ribeiro, faz parte dos Orgãos Sociais dos Bombeiros de Alcabideche desde 1997, tendo-se tornado Presidente em 2008.

Nestes anos o quartel cresceu em tamanho, em pessoas e em meios. É da nossa responsabilidade uma área de atuação de 3976 hectares. Os nossos Bombeiros têm acesso a toda a formação necessária para melhorarem as suas competências. Mas mais importante que qualquer um dos dados anteriores, temos uma equipa unida e ciente dos seus objetivos, pronta a ajudar qualquer pessoa que de nós necessite, com a rapidez e brio que tanto nos orgulha.

PARABÉNS BOMBEIROS DE ALCABIDECHE