
A TERRA TREME é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas.
A 13.ª edição do exercício decorrerá no próximo dia 5 de novembro, às 11h05, coincidindo com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami (World Tsunami Awareness Day).
Esta iniciativa visa alertar a população para o risco sísmico e destacar a importância de comportamentos simples, mas essenciais, que todos os cidadãos devem adotar em caso de sismo, comportamentos que podem salvar vidas.
O exercício tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR.
COMO PARTICIPAR?
REGISTO – Registe-se em www.aterratreme.pt/inscreva-se/, indicando o número de participantes. Embora a inscrição não seja obrigatória, ela permite avaliar a adesão dos cidadãos a esta Campanha, ajudando a mensurar a recetividade do público e a evolução desta iniciativa ao longo do tempo.
PLANEIE – Defina a dimensão do exercício, que pode ir desde a simples prática dos 3 gestos até à realização de um exercício mais completo, que inclua, por exemplo, a verificação do Plano de Emergência, envolvendo várias entidades.
DIVULGUE – Envolva a sua família e organização e partilhe a informação sobre o exercício A TERRA TREME com os seus contactos, incentivando-os a participar. Colabore também connosco na resposta a um inquérito que visa avaliar o grau de perceção do risco sísmico (www.aterratreme.pt/inquérito).
EXERCÍCIO – No dia 5 de novembro, às 11h05, execute os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR!
