144 Visualizações

Ouviu falar do Cascade 2019?

O CASCADE´19 foi um exercício europeu de proteção civil que decorreu em Portugal entre 29 de maio e 1 de junho de 2019, organizado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, em colaboração com a Direção-Geral da Autoridade Marítima, sendo financiado pela Comissão Europeia no quadro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.
O exercício, visou testar e treinar a resposta a situações de emergência múltiplas que possam ocorrer em cascata (sismo, cheias, acidente químico, rutura de barragem e poluição marítima) em território nacional. Tratou-se de um LIVEX (Live Exercise) com diversos cenários, nos distritos de Lisboa, Aveiro, Évora e Setúbal.

Os Bombeiros de Alcabideche participaram no CASCADE’19, estando presentes em exercícios da Parede, Alcabideche, Alenquer e CDOS Lisboa, que visaram simularem distintos cenários para testar diversos Planos de Emergência. No CASCADE’19 participam equipas vindas de Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Croácia, mobilizando no total mais de 3000 participantes, estrangeiros e portugueses.

No passado dia 31 de maio, a abandonada fábrica de meias situada na Freguesia de Alcabidcehe foi o palco para o Cenário de nível III, com um simulacro de evento sísmico.
Envolvendo as diversas corporações do concelho de Cascais, o cenário contou com a ocorrência de um sismo de grande magnitude,  várias derrocadas de paredes da fábrica que originaram a obstrução das vias de evacuação. Tornou-se necessário o envio de meios especializados de forma a efetuar o resgate das pessoas que ficaram no interior da fábrica.

No total estiveram presentes  79 elementos, 29 veículos, sendo que destes a corporação de Alcabideche contou com 7 veículos e 19 Bombeiros.

Existiu uma interligação entre os diversos agentes de proteção civil, os acessos aos locais onde se encontravam as vítimas forma abertos e todas as vítimas resgatadas com sucesso.
O balanço deste exercício foi positivo, demonstrando a boa coordenação entre as várias entidades nacionais e internacionais a atuarem no cenário.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *