552 Visualizações

O título deixo-o assustado? Deveria ficar.

Desta vez foi apenas mais um exercício do Cascade 2019, mas poderia ter sido real.

Ontem 29 de maio, inserido no plano de programa do Cascade 2019, os Bombeiros de Alcabideche foram chamados para atuarem no evento sísmico, que apesar de acontecer a sul do país, teve repercussões no concelho de Cascais, Parede. Foram mobilizados para o local 5 veículos dos Bombeiros de Alcabideche.

O cenário retratou o colapso de um estacionamento subterrâneo com número indeterminado de vítimas e com presença de matérias perigosas. Para complicar ainda mais este cenário, à entrada deste parque de estacionamento, mas já no plano exterior, deu-se queda de um minibus numa cratera formada pelo abalo sísmico, com 7 vítimas encarceradas.

Para o Teatro de Operações foram mobilizados, por parte dos Bombeiros de Alcabideche, o Veiculo Socorro Assistência ,Especial o Veiculo de Comando 02 e a Ambulância de Socorro 05, Veículo Ligeiro Combate Incêndios 5 e o Veículo Tático Transporte pessoal 1 ,num total de 16 Bombeiros, incluindo o Comandante e 2ª Comandante da corporação.

Sobre o Cascade 2019:

CASCADE´19 é um exercício europeu de proteção civil que está a decorrer em Portugal até 1 de junho de 2019, organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em colaboração com a Direção-Geral da Autoridade Marítima, sendo cofinanciado pela Comissão Europeia no quadro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

No exercício participam equipas de Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Croácia, mobilizando no total mais de 3000 participantes, estrangeiros e portugueses. Visa testar e treinar a resposta a situações de emergência múltiplas que possam ocorrer em cascata (sismo, cheias, acidente químico, rutura de barragem e poluição marítima) em território nacional. Trata-se de um LIVEX (Live Exercise) com mais de 60 diferentes cenários, nos distritos de Lisboa, Aveiro, Évora e Setúbal.

Os Bombeiros de Alcabideche estarão novamente presentes já amanhã, 31 de maio, num novo cenário na antiga fábrica Têxtil.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *