652 Visualizações

É já na próxima segunda-feira, 13 de janeiro, que os Bombeiros de Alcabideche, com o apoio do Cascaishopping, realizam gratuitamente um rastreio da Glicémia e Tensão Arterial.

Entre as 13h00 e as 17h00 estará no parque de estacionamento da loja Conforma, no Cascaishopping, um veículo de rastreio que fará de forma gratuita os respetivos testes e fornecerá informação e acompanhamento aos utentes.

Muitas pessoas consideram não ser necessário a realização do teste da glicémia (quantidade de açúcar presente no sangue) por se sentirem bem. No entanto a forma como nos sentimos nem sempre é um guia fiável para o que se passa no nosso organismo.
O teste que mede os valores da glicémia no nosso sangue é bastante simples e rápido, através de um medidor é usada uma pequena lanceta no dedo, onde sairá uma gota de sangue que será depois absorvida por uma tira de teste. Esta amostragem será lida, dando o resultado final.
Estudos têm demonstrado que as manutenções das medições de glicémia podem reduzir significativamente o risco de desenvolver complicações tardias da diabetes.
De acordo com os últimos dados públicos do Observatório Nacional da Diabetes, em 2015 esta doença matou 12 pessoas por dia. No mesmo ano eram registados 168 novos casos por dia.

A expressão “Tensão Arterial” refere-se à pressão que o sangue faz na parede das artérias por onde circula. Os médicos aconselham a medição regular da Tensão Arterial, podendo evitar os danos causados pelas pressões incorretas.
Segundo a Direção geral da Saúde, recorrendo a dados de 2013, a taxa de prevalência de Hipertensão Arterial situa-se nos 26.9%, sendo que destacamos dois importantes dados, cerca de 50% dos doentes hipertensos têm o colesterol elevado e, existe uma prevalência de diabetes nos hipertensos. Estima-se ainda, que em Portugal, cerca de metade da população hipertensa, não saiba que o é.

Se não quer fazer parte destes dados, aproveite esta oportunidade.

 

 

 

 

Deixe uma resposta