1.063 Visualizações

A Saúde Mental é um tema cada vez mais falado na sociedade, e veio finalmente ganhar o lugar de destaque tão merecido.

Qualquer pessoa está sujeita a estímulos negativos ou situações que podem prejudicar a sua saúde mental. Existem, no entanto, nichos profissionais que sofrem um desgaste superior, tanto físico, como emocional.

Os Bombeiros, voluntários e profissionais, estão expostos a diversas situações que os tornam, no exercício desta função, um alvo fácil.
Além do esforço físico que a missão acarreta, as situações de trauma são várias, envolvendo todas as faixas etárias e todos os perfis de pessoas.

A pensar nesta realidade, e porque este é um tema de especial interesse para os Bombeiros de Alcabideche, resolvamos trazê-lo à conversa. Falar e mostrar pontos de vista de profissionais qualificados, ajuda quem ouve, mas faz mais, gera conversa sobre o tema, em diversos meios. E Estes são os principais objetivos deste encontro, organizado com o apoio da Junta de Freguesia de Alcabideche.

Se tal como nós acreditas na importância da Saúde Mental, junta-te no próximo dia 29 de outrubro, a partir das 09h00, no Auditório São Vicente em Alcabideche.
Esta conferência é gratuita, no entanto é necessária inscrição prévia. Para tal basta enviar um email para comunicacao@ahbva.pt com nome e contacto telefónico. (nota: não iremos responder aos emails, mas o registo fica feito).

E quem são os especialistas que iremos juntar nesta manhã?

– Dr.º Rui Ângelo / Doutorado europeu em Psicologia /Especialista em Psicologia da Saúde Ocupacional pela Ordem dos Psicólogos Portugueses / Diretor do Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Cascais);
– Dr.ª Maria José Chambel / Professora associada com agregação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa no âmbito da Psicologia do Trabalho e das Organizações;
– Dr.ª Ana Paula Gaspar / Bombeira do Corpo de Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana / Formadora Externa da Escola Nacional de Bombeiros / Membro das Equipas de Apoio Psicossocial (EAPS-ANEPC);
– Dr.º Bruno Vaz / Licenciado em Psicologia/ Coordenador Nacional das equipas de apoio psicossocial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (EAPS-ANEPC).

Este evento está inserido num conjunto de iniciativas desenvolvidas pelos Bombeiros de Alcabideche, no ano das comemorações do seu 95º aniversário.

Contamos com a tua presença?

Ajuda-nos a espalhar esta mensagem e partilha esta iniciativa, para juntos, podermos contribuir para uma sociedade mais saudável.

Consulta a programa completo na imagem.
Para mais informações, envia um email para comunicacao@ahbva.pt.