134 Visualizações

Criado em 1982, o CIAV (Centro de Informação Antivenenos) é um centro médico de consulta telefónica na área da toxicologia, responsável pela prestação, em tempo útil, das informações necessárias e adequadas a profissionais de saúde ou ao público em geral, visando uma abordagem correta e eficaz a vítimas de intoxicação.

O centro de Informação Antivenenos funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, através do número gratuito 800250250, sendo que a resposta é assegurada por pessoal médico especializado.

Este centro presta todo o tipo de informação relativa a intoxicações agudas ou crónicas em relação ao diagnóstico, quadro clínico, terapêutica e prognóstico.

Em 2018 o CIAV recebeu cerca de 30.000 chamadas, sendo que destas a maioria (63%) foi referente a tomas erradas de medicamentos. As restantes estavam relacionadas com a exposição a produtos de utilização doméstica como lixívia e detergentes e, apenas 5% está relacionado com o contacto com pesticidas.

O CIAV tem ainda um papel ativo na sociedade participando na elaboração de estudos, trabalhos de investigação, seminários, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *