659 Visualizações

A Serra de Sintra (Pocinhos) foi o lugar escolhido pela segunda seção dos Bombeiros de Alcabideche para a realização de um exercício de “Busca, Orientação, Salvamento e Socorro”.

O exercício foi realizado à escala LIVEX (Live Exercises), é parte integrante do plano de instrução contínua 2021 do corpo de bombeiros, e teve como foco a busca, durante cerca de 4 horas, de quatro pessoas desaparecidas e com ferimentos.
O principal objetivo desta ação foi aprimorar técnicas de busca, salvamento, orientação, socorro e comunicação.

Os cenários retratados neste tipo de exercícios primam pela cópia o mais fiel possível à realidade, permitindo às equipas estarem preparadas para agirem no seu dia a dia.  A escolha não foi aleatória, a zona Pocinhos, localizada no Parque Natural Sintra-Cascais é um local com muita rotatividade de pessoas e alvo de muitas paragens turísticas.

Neste exercício estiveram envolvidas, além dos Bombeiros de Alcabideche, diversas entidades como os Bombeiros de Almoçageme, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais, a GNR Alcabideche e GNR GIC (Grupo de Intervenção Cinotécnico). No total estiveram presentes 34 operacionais apoiados por 15 veículos.

 

This slideshow requires JavaScript.