5.492 Visualizações

No próximo sábado, 19 de dezembro, será realizado um simulacro de acidente de viação da autoestrada A16, sentido Cascais/CREL.

Este exercício à escala real (LIVEX), de acidente rodoviário, com um número elevado de vítimas acontecerá no viaduto da Quinta da Beloura, pelas 14h30 e irá criar alguns condicionamentos à circulação na via.
Organizado pelos Bombeiros de São Pedro de Sintra em parceira com a Ascendi e com participação de todos os corpos de Bombeiros daquele concelho bem como da Proteção Civil, CDOS (Centro distrital de Operações de Socorro), GNR, e ainda com o apoio dos Bombeiros de Alcabideche, este simulacro pretende garantir a preparação dos operacionais e o treino da estrutura de comando.

O simulacro (exercício que deseja refletir um cenário aproximado de emergência) retratará uma colisão entre 1 veículo pesado de passageiros, 1 veículo de mercadorias (transporte de gás) e 3 veículos ligeiros de passageiros, resultando no incêndios de um dos veículos de passageiros.
Estima-se que se desloquem ao local cerca de 15 ambulâncias de socorro, 3 veículos de combate a incêndios, 4 veículos de salvamento, além de uma tenda de triagem e de um posto de comando.

Os acidentes com várias vítimas são situações bastante complexas, existindo por isso a necessidade de implementação de um reconhecimento abrangente, critérios de triagem, reconhecimento das prioridades face à gravidade das lesões das vítimas, de forma a reduzir ao máximo situações graves e perdas de vidas humanas, ou lesões irreversíveis. Responder com eficiência a estas situações só é possível com profissionais preparados, e num sistema de funcionamento organizado.