A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcabideche, foi fundada em 5 de Janeiro de 1927, pela fusão do Grupo União Alcabidechense, existente na localidade desde 1910, e pela Estação de Serviço Contra Incêndios n.º 2, da então denominada Associação Humanitária e Recreativa Cascaense que desde 13 de Junho de 1911 existia também em Alcabideche, e possuía desde o seu inicio um carro-carreta com bomba braçal de marca Noel adquirido em França.

Então, a 29 de Março de 1927, uma comissão que era composta entre outros pelo Sr. Valentim Henrique, 1.º Patrão e Chefe do Posto de Incêndios n.º 2 de Alcabideche, reuniu com a Direção da Associação Humanitária e Recreativa Cascaense, com o intuito de obter a independência e fundar assim uma Corporação de Bombeiros independente.

Assim, no dia 17 de Abril de 1927, a pitoresca povoação de Alcabideche esteve em festa, pois nascia oficialmente a A.H.B.V. Alcabideche.

Utilizou então como sede a casa que pertencia ao antigo grupo construída em 1924-25 pelo benemérito Sr. João Pires Correia, que não se limitou a oferecer a casa, como ainda comprou os instrumentos e fardas para o agrupamento musical, e o primeiro carro de incêndios da Associação “o automóvel do saloio”, com os raios das rodas em madeira.

O primeiro quartel nos actuais terrenos da Associação foi elaborado pelo projecto do Arquitecto Norte Júnior em 1928.

A Associação contava na altura com 450 sócios contribuintes, com uma quota mensal de 00$40, que lhes dava o direito de poderem servir-se da ambulância em caso de necessidade, pagando apenas a gasolina, podendo ainda assistir a dois bailes por mês gratuitamente.

Na década de oitenta, deu-se inicio à construção do actual quartel e sede, que foi inaugurado em Dezembro de 1992.

Actualmente, possui várias actividades desportivas destinadas aos associados, um centro clínico, além de bar e restaurante. O Corpo de Bombeiros, conta com um quadro activo de 86 elementos, 11 ambulâncias e 13 veículos de combate a incêndios, serve uma população de 52.000 habitantes numa área geográfica de 39,72 km2, e presta uma média anual de 24.000 serviços nas áreas do socorro e transporte de doentes.