Bem-vindo(a) à página dos Bombeiros de Alcabideche.
Situado no interior do concelho de Cascais serve uma população aproximada de 52 246 habitantes, numa área de 39,7 Km2 a que corresponde a freguesia de Alcabideche.
Com uma área de atuação diversificada que abrange uma importante mancha florestal com cerca de 2 685, já integrada no Parque Natural Sintra – Cascais, alguns dos principais eixos rodoviários do concelho de Cascais, além de significativas estruturas comerciais e industriais, o nosso Corpo de Bombeiros regista uma média anual de 30 000 serviços, nas áreas do combate a incêndios, emergência pré-hospitalar, transporte de doentes e outros na área de proteção e socorro.
Ao longo dos últimos anos temos vindo a melhorar o parque de veículos, adequando-o às reais necessidades e adquirindo equipamentos modernos e atuais, estando ao serviço neste momento:
- 9 Veículos de serviço de incêndios:
- 2 Veículos florestais de combate a incêndios;
- 1 Veículo especial de combate a incêndios;
- 1 Veículo urbano de combate a incêndios;
- 2 Veículos tanque;
- 1 Plataforma mecânica;
- 2 Veículos de comando;
- 10 Veículos de serviço de saúde:
- 4 Ambulâncias de socorro;
- 2 Ambulâncias de transporte;
- 5 Ambulâncias de transporte múltiplo.
- 2 Veículos de Socorro e assistência:
- 1 Veículo socorro e assistência especial;
- 1 Veículo com equipamento técnico de apoio.
- 2 Veículos de apoio:
- 1 Veículo transporte de pessoal;
- 1 Veículo de serviços gerais.
Quanto a recursos humanos, o Corpo de Bombeiros de Alcabideche possui um quadro ativo com 80 efetivos sendo que 28 são bombeiros profissionais.
Esta página foi criada com o intuito de divulgar e dar a conhecer algum do trabalho desenvolvido pela Associação e Corpo de Bombeiros, e contamos por isso mantê-lo atualizado dentro das nossas possibilidades, deixando desde já o convite para uma próxima visita.
Caso queira fazer alguma sugestão, estamos ao seu dispor através do nosso email: comando@ahbva.pt
Obrigado e até breve!
José Palha Gomes
(Comandante)