100 Visualizações Risco de incêndio elevado, muito elevado e máximo na maior parte do país

Risco de incêndio elevado, muito elevado e máximo na maior parte do país

Noticias

Norte e litoral de Portugal Continental são as únicas regiões com risco reduzido e moderado.

Dez concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco e Portalegre apresentam hoje um risco máximo de incêndio, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A maior parte de Portugal continental tem hoje um risco elevado, muito elevado ou máximo, o mesmo devendo suceder até sexta-feira.

Hoje, apenas o norte e o litoral de Portugal continental tem em geral um risco reduzido e moderado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o muito elevado o segundo nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje a subida acentuada da temperatura máxima e nebulosidade em alguns locais da faixa costeira do Centro e Sul.

 

FONTE: Lusa

79 Visualizações Cinco distritos com risco muito elevado de incêndio

Cinco distritos com risco muito elevado de incêndio

Noticias

O IPMA estima que o risco de incêndio aumente gradualmente em todo o território e que na sexta-feira a quase totalidade do continente português esteja em risco elevado, muito elevado e máximo.

Dezasseis concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Guarda apresentam esta quarta-feira um risco muito elevado de incêndio, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Até ao fim da semana, o IPMA estima que o risco de incêndio aumente gradualmente em todo o território e que na sexta-feira a quase totalidade do continente português esteja em risco elevado, muito elevado e máximo.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o muito elevado o segundo nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para segunda-feira, o IPMA prevê uma subida da temperatura máxima, em especial nas regiões Norte e Centro e a possibilidade de aguaceiros no interior Norte e Centro durante a tarde.

FONTE: EXPRESSO

302 Visualizações Bombeiros de Alcabideche e ACREDITAR juntos

Bombeiros de Alcabideche e ACREDITAR juntos

Noticias

Bombeiros de Alcabideche fazem donativo à Associação ACREDITAR, para ajudar nos tratamentos das crianças com cancro.

No passado dia 27 de junho, a escola de Ballet dos Bombeiros de Alcabideche, realizou o seu espetáculo de apresentação anual no Salão Preto e Prata do Casino Estoril. Este ano o espétaculo intitulado “A Nossa Escola” teve um sabor diferente, uma vez que parte das verbas reverteram a favor da Associação ACREDITAR.

A ACREDITAR é uma associação que ajuda as famílias que são confrontadas com a doença oncológica infantil.

Os Bombeiros de Alcabideche, nas pessoas das professores Michele Destreez Morgado e Sandra Fartaria, reconhecem a importância que têm na sociedade e procuram sempre fazer a diferença na vida do próximo.

Este donativo foi entregue na passada quinta-feira, na presença do Diretor da Associação ACREDITAR, João Bragança, pelas mãos do Presidente de Direção dos Bombeiros de Alcabideche José Filipe Ribeiro, pelo seu Diretor desportivo Rui Inácio e pelas duas professoras responsáveis pela organização do Espetáculo “A Nossa Escola” Michele Destreez Morgado e Sandra Fartaria.

 

 

497 Visualizações Bombeiros passam a poder aposentar-se aos 60

Bombeiros passam a poder aposentar-se aos 60

Noticias

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do Governo que regula as novas regras de aposentação dos bombeiros profissionais, passando a idade de reforma a ser 60 anos sem qualquer penalização.

O Presidente da República promulgou o diploma do Governo que regula as condições e as regras de atribuição e de cálculo das pensões de aposentação ou reforma dos trabalhadores integrados nas carreiras de bombeiro sapador e de bombeiro municipal”, refere uma nota colocada na página da internet da Presidência República.

O diploma, aprovado no Conselho de Ministros de 9 de maio, põe fim aos cortes nas pensões dos bombeiros profissionais, na sequência da aplicação do fator de sustentabilidade, estabelecendo o novo decreto-lei a criação de um regime geral através do qual a idade legal da aposentação é reduzida em seis anos face à idade geral.

Em declarações à Lusa em 22 de maio, o secretário de Estado da Proteção Civil disse que as novas regras de aposentação dos bombeiros profissionais acabam com as penalizações e criam um “verdadeiro regime especial”, como acontece nas forças e serviços de segurança.

Não tinham um estatuto de aposentação verdadeiramente especial, eram penalizados no cálculo da sua reforma. Embora pudessem reformar-se a partir dos 50 anos, as penalizações eram calculadas com base no regime geral e, como tal, nenhum dos bombeiros na prática se aposentava”, disse.

José Artur Neves adiantou que o novo regime de aposentação está relacionado com o novo estatuto da carreira dos bombeiros profissionais, podendo estes profissionais pedir reorientações de funções a partir dos 50 anos e passar a desempenhar serviços administrativos, de formação e logísticos.

As novas regras de aposentação dos bombeiros profissionais tem sido alvo de forte contestação por parte dos sindicatos do setor, que defendem uma pré-aposentação aos 55 anos.

Para a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais, não foi criado qualquer regime especial.

 

Fonte: TVI24

257 Visualizações Bombeiros de Alcabideche fecham Cascade 2019

Bombeiros de Alcabideche fecham Cascade 2019

Noticias

Ouviu falar do Cascade 2019?

O CASCADE´19 foi um exercício europeu de proteção civil que decorreu em Portugal entre 29 de maio e 1 de junho de 2019, organizado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, em colaboração com a Direção-Geral da Autoridade Marítima, sendo financiado pela Comissão Europeia no quadro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.
O exercício, visou testar e treinar a resposta a situações de emergência múltiplas que possam ocorrer em cascata (sismo, cheias, acidente químico, rutura de barragem e poluição marítima) em território nacional. Tratou-se de um LIVEX (Live Exercise) com diversos cenários, nos distritos de Lisboa, Aveiro, Évora e Setúbal.

Os Bombeiros de Alcabideche participaram no CASCADE’19, estando presentes em exercícios da Parede, Alcabideche, Alenquer e CDOS Lisboa, que visaram simularem distintos cenários para testar diversos Planos de Emergência. No CASCADE’19 participam equipas vindas de Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Croácia, mobilizando no total mais de 3000 participantes, estrangeiros e portugueses.

No passado dia 31 de maio, a abandonada fábrica de meias situada na Freguesia de Alcabidcehe foi o palco para o Cenário de nível III, com um simulacro de evento sísmico.
Envolvendo as diversas corporações do concelho de Cascais, o cenário contou com a ocorrência de um sismo de grande magnitude,  várias derrocadas de paredes da fábrica que originaram a obstrução das vias de evacuação. Tornou-se necessário o envio de meios especializados de forma a efetuar o resgate das pessoas que ficaram no interior da fábrica.

No total estiveram presentes  79 elementos, 29 veículos, sendo que destes a corporação de Alcabideche contou com 7 veículos e 19 Bombeiros.

Existiu uma interligação entre os diversos agentes de proteção civil, os acessos aos locais onde se encontravam as vítimas forma abertos e todas as vítimas resgatadas com sucesso.
O balanço deste exercício foi positivo, demonstrando a boa coordenação entre as várias entidades nacionais e internacionais a atuarem no cenário.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

592 Visualizações Tiago Almeida volta a brilhar

Tiago Almeida volta a brilhar

Noticias

O Atleta dos Bombeiros de Alcabideche, Tiago Almeida, conquista mais um primeiro lugar, desta vez no Campeonato Universitário.

O atleta que conquistou o 1º lugar no escalão -78kg em Kumite, garante assim a sua participação no Campeonato Universitário da Europa, onde representará o seu país. O campeonato acontecerá na Croácia entre os dias 31.07.19 e 04.08.19.
Tiago Almeida já havia conquistado o título individual a nível nacional e também em equipas.

 

474 Visualizações Bombeiros de Alcabideche em evento sísmico

Bombeiros de Alcabideche em evento sísmico

Noticias

O título deixo-o assustado? Deveria ficar.

Desta vez foi apenas mais um exercício do Cascade 2019, mas poderia ter sido real.

Ontem 29 de maio, inserido no plano de programa do Cascade 2019, os Bombeiros de Alcabideche foram chamados para atuarem no evento sísmico, que apesar de acontecer a sul do país, teve repercussões no concelho de Cascais, Parede. Foram mobilizados para o local 5 veículos dos Bombeiros de Alcabideche.

O cenário retratou o colapso de um estacionamento subterrâneo com número indeterminado de vítimas e com presença de matérias perigosas. Para complicar ainda mais este cenário, à entrada deste parque de estacionamento, mas já no plano exterior, deu-se queda de um minibus numa cratera formada pelo abalo sísmico, com 7 vítimas encarceradas.

Para o Teatro de Operações foram mobilizados, por parte dos Bombeiros de Alcabideche, o Veiculo Socorro Assistência ,Especial o Veiculo de Comando 02 e a Ambulância de Socorro 05, Veículo Ligeiro Combate Incêndios 5 e o Veículo Tático Transporte pessoal 1 ,num total de 16 Bombeiros, incluindo o Comandante e 2ª Comandante da corporação.

Sobre o Cascade 2019:

CASCADE´19 é um exercício europeu de proteção civil que está a decorrer em Portugal até 1 de junho de 2019, organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em colaboração com a Direção-Geral da Autoridade Marítima, sendo cofinanciado pela Comissão Europeia no quadro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

No exercício participam equipas de Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Croácia, mobilizando no total mais de 3000 participantes, estrangeiros e portugueses. Visa testar e treinar a resposta a situações de emergência múltiplas que possam ocorrer em cascata (sismo, cheias, acidente químico, rutura de barragem e poluição marítima) em território nacional. Trata-se de um LIVEX (Live Exercise) com mais de 60 diferentes cenários, nos distritos de Lisboa, Aveiro, Évora e Setúbal.

Os Bombeiros de Alcabideche estarão novamente presentes já amanhã, 31 de maio, num novo cenário na antiga fábrica Têxtil.

Este slideshow necessita de JavaScript.

333 Visualizações Governo vai prolongar estado de alerta face às condições meteorológicas

Governo vai prolongar estado de alerta face às condições meteorológicas

Noticias

O ministro da Administração Interna disse esta quarta-feira que o Governo vai prolongar o estado de alerta face às atuais indicações meteorológicas, reforçou o apelo à prevenção e destacou que o país conta com “o maior dispositivo” de sempre.

“Amanhã [quinta-feira] daremos nota durante quanto tempo mais e relativamente a que distritos do país é que o estado de alerta será prolongado, mas essa certeza, face às indicações meteorológicas hoje disponíveis, pode já ser dada”, afirmou Eduardo Cabrita, que falava à margem das comemoração do Dia do Guarda Florestal, em Vila Real.

O governante referiu que os ministérios da Administração Interna e da Agricultura declararam, na semana passada, o estado de alerta até quinta-feira e acrescentou que se está a avaliar “o prolongamento desse estado de alerta, que certamente irá acontecer”.

DISPOSITIVO PREPARADO
Questionado sobre as previsões para um verão de temperaturas muito elevadas, Eduardo Cabrita afirmou que “o sistema está preparado” mas lembrou que a responsabilidade “é de todos”.
“Estamos preparados fundamentalmente pelo muito que foi feito na prevenção, a limpeza da floresta é essencial e apelo a todos que concluam esses trabalhos nos próximos dias”, frisou.

O governante lembrou que, “dentro de poucos dias”, 16 aviões estarão a reforçar o dispositivo de combate a incêndios, depois do ministro da Defesa ter decidido, na segunda-feira, autorizar o ajuste direto destes meios aéreos adicionais.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) previa para esta altura do ano 38 meios aéreos disponíveis, mas só 21 estão operacionais, incluindo um helicóptero da Força Aérea que será ativado em caso de necessidade para coordenação aérea.

“Temos hoje a maior capacidade de resposta aérea que alguma vez existiu nesta altura do ano, porque no ano passado atempadamente, quando decidimos que deixávamos de falar em época de incêndios e passávamos a ter uma estrutura flexível, nós fizemos contratações de meios que estão disponíveis todo o ano”, sublinhou.

Eduardo Cabrita elencou ainda que, neste momento, está disponível o “maior dispositivo terrestre” que o país alguma vez teve e acrescentou que, a partir do próximo sábado, o efetivo será elevado para cerca de 9.000 operacionais.

“Ainda esta manhã tivemos um incêndio no distrito de Beja que foi imediatamente apagado com intervenção de quatro meios aéreos que foram concentrados neste espaço”, referiu.

Eduardo Cabrita salientou que Portugal dispõe de “uma grande coordenação de meios” e “meios reforçados” e lembrou que, em 2018, se verificou uma redução de 68% de área ardida relativamente à media dos últimos 10 anos.

“A certeza que vamos ter é que as alterações climáticas determinam um risco acrescido e que os comportamentos preventivos, a prevenção de todos os riscos no comportamento dos cidadãos, é a melhor garantia da nossa segurança coletiva”, salientou.

 

Fonte: sic noticias

465 Visualizações Espetaculo Solidário ‘A nossa Escola’

Espetaculo Solidário ‘A nossa Escola’

Noticias

É já no próximo dia 27 de junho que os alunos da escola de Ballet dos Bombeiros de Alcabideche levam a palco o espétaculo ‘A nossa Escola’.

Este espétaculo, da autoria das professoras Michele Destreez Morgado e Sandra Fartaria, pretende apoiar a causa da Associação ACREDITAR, associação que ajuda as famílias que são confrontadas com a doença oncológica infantil.

Fundada pela professora Michele Destreez Morgado, a Academia de Ballet dos Bombeiros de Alcabideche, tem na sua base a Escola de Ballet clássico francesa. Procura oferecer uma sólida formação em Ballet aos alunos, propondo posteriormente um leque de outras modalidades.
A existência e a solidez desta academia têm por princípio o ensino sério de uma modalidade física e artística. Privilegia a aquisição profunda da técnica em todas as disciplinas propostas, bem como a exploração da criatividade e expressão dos alunos, o auto-conhecimento e o respeito pela fisionomia de cada um.
Enaltecendo este princípio de solidez, expressão, auto-conhecimento e respeito pela individualidade de cada aluno, foi escolhido como título “A Nossa Escola”. A base de espétaculo será o grande pilar desta escola, o Ballet clássico, explorando a partir dai outras técnicas e expressões.

Os bilhetes estarão à venda a partir das 09h00 do dia 07 de junho na secretaria dos Bombeiros de Alcabideche.

704 Visualizações RESGATE EM EXPLOSÃO DE GÁS

RESGATE EM EXPLOSÃO DE GÁS

Noticias

Equipa EIP e Ambulância de INEM chamadas para resgate de vítima em explosão de gás.

Eram cerca das 12h20 quando a Equipa de Intervenção Permanente, com 5 elementos, e a equipa de ambulância INEM, 2 elementos, foram chamadas para um incêndio urbano na Rua de Santarém, Pai do Vento.

Quando o VUCI e a ABSC chegaram ao local e após o reconhecimento verificaram que se tratava de uma explosão numa habitação térrea , provocada por uma possível fuga de gás.
Dentro da habitação, totalmente destruída, estava apenas 1 vítima, que foi retirada e transportada ao Hospital de Cascais.

A acompanhar as equipas do Bombeiros de Alcabideche estiveram também a GNR de Alcabideche , Proteção Civil de Cascais e Polícia Judiciária para investigação das causas.

Este slideshow necessita de JavaScript.