As comemorações nacionais do dia do Bombeiro aconteceram ontem (01/06/2014) no Barreiro, com a representação de diversas corporações e entidades oficiais
Setúbal foi o palco das comemorações do dia Internacional do Bombeiro, várias foram as presenças, destacamos Jaime Mota Soares (Presidente da LBP) e Miguel Macedo (Ministro da Administração Interna), pelas suas palavras.
As comemorações do dia Internacional do Bombeiro foram pautadas pelo tradicional desfile motorizado, entrega do Prémio Bombeiro de Mérito 2013 aos bombeiros Fernando Oliveira e Carla Neto e a entrega de um crachá de Ouro aos familiares dos Bombeiros falecidos no Verão de 2013.
Foi após esta homenagem aos Bombeiros falecidos que as palavras de Jaime Soares se fizeram notar. O atual presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, apontou as suas críticas ao Ministro da Administração interna, apelando a que as corporações de Bombeiros devem ter um comando próprio, nas suas palavras, “à Autoridade Nacional de Proteção Civil compete a coordenação mas não o comando dos bombeiros”, estando estas Associações a sofrer por falta de representação em termos operacionais.
Ficou ainda o alerta para a necessidade de serem criadas condições de incentivo ao voluntariado que contribuam para alguma estabilidade operacional.
Já Miguel Macedo limitou-se a desejar que o investimento efetuado em formação dê frutos e que os bombeiros portugueses cumpram com a sua missão com o máximo de segurança e sem riscos. Em resposta ao presidente da LBP, Miguel Macedo, disse estar a tento a todas as preocupações do setor da proteção civil e que tudo fará para que funcione da melhor maneira possível.
Foram ainda entregues rádios integrados no sistema SIRESP, ficando a corporação de Alcabideche com seis aparelhos.