8.612 Visualizações

Visando a garantia e manutenção das competências técnicas e organizacionais para a execução das missões atribuídas a este corpo de bombeiros, a Associação Humanitária dos Bombeiros de Alcabideche, promoveu em parceria com a ARC – Associação de Resgate Cinegético de Colares, a realização de um exercício “LiveEx” no passado dia 02 de Junho.

Esta acção teve como pressuposto a necessidade de treinar estes operacionais para a intervenção em situações de acidente grave ou catástrofe.

O exercício teve por base a simulação multi-cenário e durou cerca de 3 horas, contando com o envolvimento de 90 profissionais.

O local escolhido como cenário foi a antiga instalação fabril em Alcoitão. 

A acção teve como origem um abalo sísmico, resultando no colapso de diversas partes no interior da instalação e incêndio, provocando mais de 30 vítimas, entre queimados, politraumatizados e desaparecidos.

Para levar a cabo esta acção, a equipa técnica contou com os operacionais do Corpo de Bombeiros de Alcabideche, assim como das Equipas de Busca Cinotécnica da ARC e do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, para além das Equipas de Salvamento em Grande Ângulo dos Corpos de Bombeiros de Cascais e de Colares.

Com o objectivo de dar realismo ao exercício, foi indispensável a colaboração dos Agrupamentos de Escuteiros de Manique, Parede e Ajuda.

Desde já agradecemos o envolvimento de todos os intervenientes, salientando a importância destas acções para a concretização da missão diária dos Corpos de Bombeiros.

 

Deixe um comentário